Casa da Solidariedade da

Região Episcopal Ipiranga

"Justiça e solidariedade fazem renascer a vida"

NOSSO TRABALHO

A Casa da Solidariedade é um espaço de convivência fraterna para aprendizagem profissional e formação humana para a vida e à liberdade.

 

1 - CURSOS DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA

ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL

Capacitar os educandos para o desenvolvimento técnico de instalações elétricas residenciais, prediais e comerciais dentro dos parâmetros exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas- NBR 5410. Desenvolver o pensamento crítico quanto aos direitos e à saúde do trabalhador e à segurança no trabalho. Debater a problemática do mundo do trabalho.

CORTE E COSTURA

Curso básico utilizando o método Vogue; reforma e conserto de roupas; reaproveitamento de retalho.

CUIDADOR DE IDOSOS

O processo de envelhecimento; o papel do cuidador de idosos; a relação idoso-cuidador; Estatuto do Idoso; alteração na comunicação do idoso; cuidados no manuseio dos medicamentos dos idosos; cuidados de higiene e conforto; cuidados com nutrição do idoso; prevenção de quedas; estímulos na velhice; atividade física no idoso; alteração de memória, depressão e demência; cuidando do cuidador de idosos; violência contra idoso; modalidades de atendimento ao idoso; benefícios e direitos dos idosos.

CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR

O Cursinho Popular Vito Giannotti foi construído a fim de conciliar a preparação para as provas dos vestibulares e auxiliar estudantes com sua formação, enquanto fomenta uma perspectiva crítica da sociedade, com atividades que buscam a problematização de várias questões como trabalho, cultura e racismo.

INFORMÁTICA BÁSICA

Básico de Windows, Internet e Pacote Office.

INFORMÁTICA AVANÇADA

Office: Word, Excel e PowerPoint.

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (MOVA)

Desenvolve aprendizagem da leitura, escrita, reflexão, consciência crítica e capacita para atuar como sujeito da transformação social.

IDIOMAS

Inglês, Francês e Espanhol

Ensino básico do idioma em conversação, leitura, escrita, textos, músicas e vídeos.

FORMAÇÃO HUMANA

Temas de reflexão:

Apresentação da Casa, Missão, seus princípios e objetivos.

  • Campanha da Fraternidade

  • Dia Internacional da Mulher.

  • Páscoa: Passagem da morte para a vida; Situação do povo no tempo de Jesus; Projeto de Jesus.

  • Situação e lutas dos Povos Indígenas.

  • Semana do trabalhador; Missa dos trabalhadores na Catedral; Ato dos trabalhadores; Redução da jornada do trabalho e problemática do trabalho.

  • História do movimento operário.

  • Jornada de trabalho.

  • Sindicalismo - Organização dos trabalhadores.

  • Grito dos excluídos.

  • Moradia, Saúde, Educação.

  • Crise hídrica.

  • Mês da Bíblia.

  • Encarceramento e sistema penal no Brasil.

  • Semana Santo Dias; Missa dos Mártires.

  • Racismo e luta do movimento negro.

  • Comissão da verdade.

  • Direitos humanos.

  • Natal de Jesus: Uma vida em plenitude.

2 - GRUPOS DE ATIVIDADES

ACOLHIDA

Acolher com alegria cada pessoa que chega. É um espaço para escutar, informar e orientar. Fazer do atendimento que a Casa seja o retrato daquilo que se fala: A SOLIDARIEDADE. Funciona semanalmente com recepção de pessoas, orientação e encaminhamento às diversas atividades que a Casa realiza. Espaço de escuta e orientação.

 

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA (PSR)

Atendimento à população em situação de rua, com café da manhã. Atendimento social, psicológico e amparo espiritual. Queremos formar um grupo permanente de pessoas em situação de rua com convivência, formação e capacitação. Participação em oficinas (filme, pintura, música e artesanato). Também procurar conhecer outros grupos do movimento das PSR para participar junto.

 

GRUPO DE MULHERES

Pessoas da terceira idade do sexo feminino. Confeccionam objetos de artesanato em tricô, crochê, bordado e pintura em tecido. Orientação de saúde, além de acompanhamento pedagógico, psicológico e espiritual. O Grupo debate temas da atualidade e realizam reflexões bíblicas.

 

GRUPO DE JOVENS

Atividades culturais para jovens.

PASTORAL OPERÁRIA

Reflexão sobre a problemática do trabalho à luz do Evangelho, do ensino social da Igreja e dos documentos da CNBB - Revisão de vida e prática.

BAZAR DA SOLIDARIEDADE

Procura criar um espaço de convivência acolhendo as pessoas com alegria. Conseguir recursos para ajudar a pagar as despesas da Casa. Criar uma equipe maior de voluntários para realizar um rodízio no atendimento.

 

CHÁ-BINGO BENEFICENTE

Espaço de convivência, diversão, oportunidade de ganhar boas prendas e de solidariedade para garantir as necessidades da Casa.

3 - ATENDIMENTOS

Resgate da dignidade e esperança.

Recuperação e valorização profissional.

Motivação para participar da Casa, Comunidade e Movimento Popular.

Orientação e formação sobre os direitos.

ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

ATENDIMENTO JURÍDICO